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GPS Rural

Sistema de Mapeamento e Georreferenciamento de Estradas e Propriedades Rurais a fim de possibilitar um deslocamento preciso dos órgãos de saúde e segurança do município.

Um pouco de história do GPS (Global Positioning System)

O GPS é a rede de satélites que compõem o sistema de posicionamento global desenvolvido nos anos 1970. No entanto, o nome se tornou um sinônimo para a tecnologia, que permite a você saber onde está com bastante precisão.

GPS é a sigla de Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. É o nome dado ao sistema norte-americano de navegação via satélite, que fornece ao aparelho receptor em solo (um celular, um tablet, um dispositivo conectado ou um aparelho de GPS automotivo), sua posição geográfica e a hora certa na região. Isso independentemente das condições climáticas, a qualquer hora e em qualquer lugar do planeta.

Desenvolvimento e implementação do GPS Rural

O processo de desenvolvimento e implementação do projeto GPS Rural pode ser definido em 4 etapas :

1ª Etapa :

Por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas, a partir da utilização de mapas ou imagens são georreferenciadas todas as estradas rurais do município a fim de se criar um novo mapa do território rural. A partir disto, teremos as estradas rurais reconhecidas nos sistemas de GPS, e poderemos traçar rotas e encontrar destinos.

2ª Etapa

A partir da criação de um novo mapa territorial no município, passa-se ao cadastramento de cada uma das propriedades rurais. Após este cadastramento, as propriedades serão identificadas por um código único, que ficará disponível aos órgãos de segurança e saúde pública, juntamente com o novo mapa, indicando o acesso a cada local específico, por meio de um aplicativo guiado por GPS.

3ª Etapa

Poderá ser disponibilizado e adquirida uma placa de identificação da propriedade rural, com informações relevantes a fim de identificá-la no georreferenciamento. 

 

 

4ª Etapa

Após a criação do novo mapa e cadastramento de todas as propriedades e pontos de referência no município, estas informações serão repassadas aos órgãos de segurança e saúde. Através de um processo de implantação e treinamento tanto nas unidades de atendimento como para cada um dos envolvidos no processo (Policiais, Bombeiros e outros agentes públicos de saúde e segurança.

Veja como funciona

Fonte: Facebook da Prefeitura de Chapecó

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Fonte: globoplay/globo.com

Fonte: Site da RICTV

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Fonte: ndmais.com.br

Vídeo demonstrativo

Sicas Rural

Sistema  Integrado de Gestão para Secretarias Municipais de Agricultura, Obras e Meio Ambiente. Mais rapidez nos atendimentos e mais informações para a gestão.

Principais cadastros iniciais

  • Pessoa

Cadastramento inicial das pessoas envolvidas no sistema. São três os tipos de pessoas : munícipes, que são os agricultores e demais beneficiados; funcionário que podem ser tanto os técnicos, veterinários, agrônomos, ou operadores de máquinas da secretaria; e fornecedores, de produtos, peças entre outros.

O cadastro dos agricultores pode ser importado de outros sistemas existentes na secretaria, como o sistema de blocos de produtor.

 

  • Propriedade

Este cadastro não tem teor obrigatório para a utilização do sistema, porém é muito importante para os municípios que desejam fazer o mapeamento rural.

Nesta mapeamento estão inclusos todas as benfeitorias, máquinas, rebanhos e culturas desenvolvidas por cada propriedade do município, podendo com isso saber a situação real de cada uma delas. Vinculado ao cadastro teremos diversos relatórios e gráficos de mapeamento rural.

 

  • Serviços

Cadastro inicial dos tipos de serviços realizados pela secretaria. Estes serviços podem ser realizados por máquinas ou por pessoas. Exemplo : silagem, terraplanagem, realizados por máquinas, Inseminação, Vistoria Técnica, Inspeção, realizado por pessoas.

  • Máquinas/Equipamentos

Cadastro básica de máquinas, as quais serão futuramente utilizadas na gestão dos serviços com máquinas da secretaria, envolvendo tanto serviços com máquinas próprias como terceirizadas.

Essas máquinas também serão utilizadas na parte de gestão de frotas inclusa no sistema.

Serviço Prestado ao munícipe

  • Solicitações e Execuções de Serviço

Solicitação do serviço: silagem, distribuição de esterco, terraplanagem, entre outros... com previsão de execução, montagem de agenda de serviços, cronograma de atendimento.

Execução do serviço: máquinas utilizadas, agricultor atendido, operadores, horas de serviço.

 

Os serviços com máquina, em muitos casos são o principal benefício dados aos agricultores pela secretaria. Em alguns casos são cobrados valores por hora em outros são criados programas de incentivo, desconto, limites entre outros. Todos podem ser configurados no sistema e tratados por ele sem necessidade de outros controles ou planilhas.

 

No sistema esse controle acontece em duas etapas. Solicitação de Serviço, onde são feitos os agendamentos de serviço e geração de Ordem ou Protocolo do atendimento.

Na segunda etapa a Execução ou Baixa do serviço, é realizada após sua realização pelos operadores de máquina ou terceirizados. Neste momento são informados a máquina utilizada, total de horas e controle dos benefícios ou descontos, e ainda geração de débitos quando for o caso.

 

  • Melhoria de Estradas

Este serviço normalmente é realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, secretaria ligada a agricultura. Desta forma sempre disponibilizamos acesso ao sistema a secretaria para realização de serviços como o melhoria de estradas, acesso as propriedades entre outros.

 

  • Programas de Incentivo

Este módulo do sistema visa o controle dos diversos programas de incentivo do município, realizados nas  seguintes etapas:

1 – Inscrição no programa, como geração do Protocolo de inscrição;

2 – Análise documental ou vistoria, onde serão feitas as verificações de aceitação ou não do agricultor no programa;

3 – Entrega dos produtos do programa, como geração de custos e valores de incentivo

 

 

  • Pedido e Entrega de produtos

Neste módulo do sistema serão gerenciados os pedidos e entregas de produtos, como exemplo; Pedido de alevinos, mudas frutíferas e de reflorestamento, formicidas, sementes diversas. A segunda etapa é a Entrega dos pedidos realizados, informando a quantidade entregue, agricultor atendido e data da entrega.

 

  • Atendimentos Veterinário

O sistema possui uma tela de atendimentos, porém existe também um local específico para o atendimento veterinário, cuja demanda fica cada vez maior e por isso da necessidade desta tela. Também dividida em duas etapas. Pedido ou agendamento e baixa do atendimento, como possibilidade caso o município deseje, a inserção dos medicamentos utilizados no atendimento.

 

  • Atendimentos Técnicos

Atendimento de agrônomo, veterinário, técnicos diversos

Data do atendimento, serviço realizado, anotações, recomendações

 

  • Inseminação

O programa de inseminação visa o controle completo do melhoramento genético do rebanho do município. Este incentivo existem na maioria dos municípios da região. Consiste em três etapas.

1 - Estocagem de doses de sêmen: assim que o município adquire as doses de sêmen e matérias como luvas, bainhas e nitrogênio, os mesmos podem ser estocados nesta tela;

2 - Entregas ao inseminador cadastrado: onde serão informadas as quantidades distribuídas de doses de sêmen e materiais aos Inseminadores; Caso o município mesmo que faça as inseminações e não terceirize isso, esta tela não será utilizada;

3 - Acerto com Inseminador: após a realização das inseminações no rebanho deverá ser feito acerto das doses, que é o lançamento informando em qual animal do rebanho do agricultor o sêmen foi aplicado e em qual data;

 

  • Treinamentos

Realização de palestras, cursos, treinamentos em geral aos agricultores

Confirmação de presença, palestrante, local do evento, horas, emissão de certificados

 

  • Deslocamento de veículo

Caso seja necessário fazer um controle dos deslocamentos dos veículos da agricultura envolvidos nos atendimentos ou viagens.

 

  • Inspeção

Controle básico do programa de inspeção, com cadastramento dos estabelecimentos inspecionados e produtos;

 

  • Horta comunitária

Gestão das hortas comunitárias, com atividades, materiais e pessoas beneficiadas.

 

  • Feiras Itinerantes

Controle das feiras municipais, com gestão dos produtos e agricultores participantes.

 

  • Bônus Rural

Geração e gerenciamento dos programas de bonificação que sejam implementados pela secretaria.

 

O Bônus Fiscal, substitui em muitas vezes todos os programas realizados pela secretaria, em alguns municípios são dados incentivos financeiros ao invés da realização dos serviços aos agricultores.

Desta forma fazemos a gestão completa desse programa de bonificação. Com geração de Requerimento de inclusão no programa, controle de envio para empenho e pagamento aos agricultores.

 

  • Gestão da Frota

A grande maioria dos municípios possui sistema interno de gestão da frotas, disponibilizados pelas outras empresas de softwares, porém para integrar os atendimentos realizados pelas máquinas e veículos com as despesas das mesmas, criados o gestão de frotas embutido no mesmo sistema. Neste sistema podem ser realizadas as seguintes operações:

Controle de EPIs(materiais de segurança), estocagem e entregas dos materiais aos funcionários;

Almoxarifado, controle de estocagem e uso de produtos do almoxarifado;

Estocagem de produtos para uso nos veículos, como peças, combustível etc

Despesas com veículos. Abastecimento, Trocas de óleo, Peças, Pneus e Serviços.

 

  • Outros controles

Declaração de Uso do Solo, Agenda de Telefones e Contatos. Entre outros;

 

 

Resultados

  • Para cada um dos controles implementados existem diversos formas de relatórios disponíveis. Sendo que os mesmos podem ser personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

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